Total de visualizações de página

Encontre a Postagem que estava Procurando!

segunda-feira, 14 de março de 2011

G8 - Filmes Mais Historicamente Imprecisos



Todos nós aceitamos que os filmes epicos tem a mania de esticar a verdade no interesse do drama em construção. Mas os filmes abaixo esticam e torssem tanto a verdade que ela fica irreconhecivel.

1 - 10.000 a.C.

Um dos principais erros do filme, é o uso de mamutes na construção das pirâmides do Egito. Os mamutes viviam na América do Norte e norte da Ásia e não poderiam ser encontrados no deserto.
D'Leh e seus aliados vão ao Egito resgatar seu povo, os quais foram tomados como escravos para a construção da pirâmide e da esfinge. Entretanto, tais construções só seriam criadas quase oito mil anos depois, por volta de 2500 a.C.Um telescópio e um mapa da África Ocidental e da Europa aparecem no filme.As aves carnívoras da família Phorusrhacidae viveram na América do Sul e haviam sido extintas 1,8 milhões antes.O mais antigo uso da navegação se deu por volta de 3500 a.C.O filme mostra humanos montando em cavalos, os quais não foram domesticados até aproximadamente 3500 a.C.O uso de espadas e outras armas com lâminas só ocorreu a partir do terceiro milénio a.C.Não há evidências que comprovem que o homem tenha caçado mamutes com o uso de redes.A tribo Naku alimenta D'Leh com pimentas-vermelhas e o presenteiam com milho. Ambos vegetais são originários das Américas.O mamute-lanoso e o Smilodon possuíam tamanho desproporcional no filme.

2 - Gladiador

Imperador Commodus não era tão obcecado pela irmã e não choramingava tanto quanto o retratado no filme. Ele era um alcolotra violento com certeza mas não tão chorão. Ele governou habilmente durante mais de uma decada, ao inves de um governo insano por alguns meses. Ele tambem não matou friamente seu pai, o imperador Marco Aurelio, que na verdade morreu de catapora. Ao invés de ser morto na arena do coliseu, ele foi asassinado em sua banheira

3 - 300

É obivio que o rei persa Xerxes nao tinha 2,43 de altura. O Conselho de Esparta era formado po homens com mais de 60 anos, sem ninguem tão jovem quanto Theron ( interpetado pelo ator de 37 anos,Dominic West). E outra nunca os verdadeiros guerreiro de Esparta iriam ir para o campo de batalhan com uma sunguinha de couro, e sim com uma armadura de bronze.

4 - O Ultimo Samurai

É verdade que os japoneses contrataram, no seculo XIX, profissionais estrangeiros para modernizar o seu exercito, mas eles eram franceses e não americanos. Personagem de Ken Watanabe foi baseado no real Saigo Takamori, que cometeu suicídio ritual, ou "seppuku", na derrota ao invez de ser morto por uma rajada de metralhadora Gatling. Alem disso é duvidoso que um quarentão alcoolatra veterano da Guerra Civil, domine os pauzinhos e muito menos uma espada Samurai em alguns meses.

5 - Coração Valente

Vamos esquecer o fato de que os kilts não eram usados ​​na Escócia, até cerca de 300 anos após a data de William Wallace e apenas fazer algumas contas simples. Segundo o filme, o charme de olhos azuis de Wallace na batalha de Falkirk foi tão avassalador, seduziu a mulher do rei Eduardo II, Isabella de França, eo resultado de seu caso foi Edward III. Mas de acordo com os livros de história, Isabella tinha três anos de idade na época do Falkirk, e Eduardo III nasceu sete anos depois que Wallace morreu.

6 - Elizabeth: A Era de Ouro

Em 1585, quando o filme tem lugar, a Rainha Elizabeth tinha 52 anos - Cate Blanchett tinha 36, quando filmou o filme - e ela não estava sendo cortejada por pretendentes como Ivan, o Terrível (que estava morto até então). E embora no filme ela reuna as tropas em Tilbury montada em um cavalo branco na armadura com uma espada, na verdade, ela montou a equa de ladinho(como se montam as mulheres), carregando um bastão. Ela no filme foi mais uma copia régia de Joana d'Arc.

7 - O Patriota

A figura da Guerra Revolucionária Francis "The Swamp Fox" Marion foi a base para o personagem de Mel Gibson, mas ele não era o homem de família com visão de futuro que eles mostram no filme. Ele era dono de escravos que não se casou, até que a guerra tinha acabado. Historiadores dizem também que ele activamente perseguia e assassinava nativos Cherokees. Além disso, a emocionante batalha de Guilford Court House, onde ele vence seu rival britânico. Na realidade, os americanos perderam essa batalha.

8 - 2001-A Odisseia do Espaço

De acordo com este filme, no ano de 2001 nós teríamos viagens tripuladas a Júpiter, uma batalha de inteligência, com um computador inteligente e um grande salto na evolução humana. Em vez disso temos a estação espacial Mir caindo do céu, o Windows XP, e o Tiririca.

Aparentemente, a lição aqui é que é melhor melhor chama-los de Ficção-Historica!