Total de visualizações de página

Encontre a Postagem que estava Procurando!

sábado, 25 de setembro de 2010

Personalidade da Semana

Amyr Klink




Amyr Klink (São Paulo, 25 de setembro de 1955) é um empreendedor de expedições marítimas e escritor brasileiro, natural de São Paulo, filho de pai libanês e mãe sueca.

Biografia

Ficou conhecido pelas suas expedições marítimas, que empreende geralmente de forma solitária. O primeiro feito a ser amplamente divulgado ocorreu entre 10 de junho a 19 de setembro de 1984, quando realizou a travessia solitária, num barco a remo, do oceano Atlântico. Foi um percurso de sete mil quilômetros entre Luderitz, na Namíbia (África) e Salvador, na Bahia, percorrido sozinho.


Amir, aos 29 anos, na travessia do atlântico a remo!

Em dezembro de 1989, viajou rumo à Antártica, em um veleiro especialmente construído para a expedição, o Paratii. Permaneceu sozinho por um ano na região, sendo que por sete meses, seu barco ficou preso no gelo da Baía de Dorian. Da Antártica, rumou em direção ao Pólo Norte e retornou ao ponto de partida, a cidade de Paraty, em outubro de 1991.A partir de então passou a planejar uma viagem de circunavegação da Terra.


Seu barco atual, o Paraty 2

Mora em Paraty (RJ), onde mantém uma escola de navegação para jovens carentes. Além de escrever livros, faz palestras sobre planejamento e empreendedorismo no meio empresarial. É formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Atualmente é diretor da Amyr Klink Planejamento e Pesquisa Ltda. e da Amyr Klink Projetos Especiais Ltda. É sócio-fundador do Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul (SC), e da Revista Horizonte Geográfico.

Em 23 de março de 2007, foi entrevistado por Ruy Altenfelder no programa Diálogo Nacional (número 460) e falou sobre empreendedorismo, espírito estratégico, vocação pela navegação e disse que acredita que o Brasil poderia desenvolver muito mais o turismo, mas trata as embarcações estrangeiras de forma muito ruim e desrespeitosa.

Amyr Klink é casado com Marina Bandeira e tem três filhas, sendo duas gêmeas chamadas Tamara e Laura e a outra Marina.

Bibliografia
Mar Sem Fim
As Janelas do Paraty
Paratii entre Dois Pólos
Cem Dias entre Céu e Mar
Gestão de Sonhos, Riscos e Oportunidades
Os Portos do Mundo e o Porto do Rio
Construindo o Futuro
Linha-d'Água: Entre Estaleiros e Homens do Mar
Dias na Antártica: Imagens de um Expedição de Amyr Klink