Total de visualizações de página

Encontre a Postagem que estava Procurando!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Acontecimento da Semana

Ha exatamente 225 anos e 1 dia O dólar é escolhido por unanimidade como moeda oficial dos Estados Unidos da América.

O dólar americano (oficialmente dólar dos Estados Unidos; inglês: United States Dollar) é a moeda oficial dos Estados Unidos da América, emitida por esse país, mas utilizada no mundo todo, seja em reservas internacionais, como também de livre circulação em alguns países. Atualmente, sua expedição é controlada pela Reserva Federal dos Estados Unidos.

Origem do nome

O nome dollar deriva de thaler (em português táler), abreviação de Joachimsthaler, uma moeda de prata cunhada pela primeira vez em 1518, com prata extraída das minas situadas em torno da cidade de Joachimsthal ("Vale de São Joaquim"), atual Jáchymov, na Boêmia.

Subdivisões

O dólar americano é dividido em 100 cents ou então dividido em 10 dimes, mas este último é usado hoje em dia somente para designar a moeda de 10 cents. Moeda e nota de um dólar existem simultaneamente, porém a nota é mais fácil de ser encontrada. Denominações menores que um dólar são emitidas em moedas, enquanto denominações superiores a um dólar são emitidas em notas da Reserva Federal (Federal Reserve).

Após a 2ª Guerra Mundial

Até 1944, quando ocorreu a Conferência de Bretton Woods, era difícil determinar o valor do dólar em comparação ao de outras unidades monetárias, sendo a dificuldade ainda maior com os fortes abalos causados pela Segunda Guerra Mundial. Geralmente as cotações se baseavam nas reservas em ouro dos países, por ser o ouro um parâmetro universal. A esta altura os EUA já eram a maior potência mundial, por isso tentou-se estabalecer um padrão em que o grama de ouro teria um valor fixo em dólares.

O sistema durou até o início da década de 1970, quando o dólar já estava seriamente desvalorizado em relação ao valor acordado originalmente. Em 1971, o dólar deixou de ser diretamente conversível em ouro e, graças aos avanços tecnológicos que permitem negociações rápidas e em grandes volumes, surgiu o câmbio flutuante englobando vários pares de moedas. Foi assim que nasceu o Forex.

Dolarização da economia
Nas décadas de 1980 e 1990, muitos economistas viam, com grande simpatia, a dolarização da economia brasileira como forma de romper o ciclo vicioso da inflação, que, na época, já podia ser considerada hiperinflação. Adotando o dólar como lastro para a moeda nacional, o Brasil poderia se ver livre do tão terrível dragão inflacionário. Outros economistas tinham receio na adoção dessa solução, principalmente quando viram a Argentina sofrer com a incapacidade de pagamento, resultando no abandono desse sistema.

Alguns dizem que o Plano Real foi, por um breve período, um tipo de dolarização da economia brasileira, visto que a URV - Unidade Valor de Referência, tinha, mais o menos, o mesmo valor de 1 dólar. Após a desvalorização do Real em 1999, houve o descolamento da moeda americana, com a adoção do câmbio flutuante.

Hoje o dolar é a moeda mais conhecida e importante do MUNDO !